“VEJA COMO COMER PARA VIVER MAIS, DIZ ESTUDO”

13 de fevereiro de 2023

comer-saudavel-viver-mais-roberta-penhalbel-pinheiro

Esta foi a manchete de uma publicação no CNN Health de 9 de janeiro deste ano.

Este estudo, que foi um dos maiores e mais longos a examinar a associação entre os padrões alimentares recomendados e o risco de longo prazo de mortes prematuras e mortes por doenças graves, revelou que um padrão alimentar saudável baseado em:

  • Consumir MAIS grãos integrais, frutas, vegetais, nozes e legumes;
  • MENOS porções de carnes vermelhas e processadas;
  • MENOS açúcar adicionado e sódio.

Devem fazer parte das nossas escolhas alimentares!

Neste estudo, os hábitos alimentares de mulheres, numa população de 75 mil, e de homens, numa amostra de 44 mil, foram acompanhados por 36 anos e avaliados através de questionários para saber o quanto eles seguiam quatro estilos de alimentação saudável, de acordo com as diretrizes dietéticas atuais dos EUA.

São eles: a dieta Mediterrânea, a dieta saudável à base de plantas, o Índice de Alimentação Saudável e o Índice Alternativo de Alimentação Saudável — este último desenvolvido por Harvard.

Em números, o estudo revelou que adotar uma dieta que inclua alimentos e nutrientes fortemente associados a um menor risco de doenças crônicas está associado a uma redução de:

  • 20% no risco de mortes por qualquer causa;
  • 6 a 13% no risco de morte por infarto ou derrame;
  • 7 a 18% no risco de morte por câncer;
  • 7% no risco de morte por doença neurodegenerativa, como a demência;
  • 35 a 46% no risco de morte por doenças respiratórias.

Em conclusão, não importa em que idade você assume uma forma de comer mais saudável. Como disse o Dr. David Katz, especialista em medicina de estilo de vida: “há mais de uma maneira de se comer bem e obter os benefícios de saúde correspondentes”.

O coautor do estudo, Dr. Frank Hu, complementa: “as pessoas geralmente ficam entediadas com uma maneira de comer, mas esta é a boa notícia — há flexibilidade em se criar os próprios padrões alimentares adaptados a preferências individuais, condições de saúde e culturas”.

Este estudo é publicado no mesmo mês em que a revista especializada US News & World Report divulga seu ranking do regime alimentar mais indicado para manter o corpo são — e a dieta Mediterrânea foi a escolhida pelo painel de especialistas como a melhor dieta para 2023. A lista é elaborada por médicos e nutricionistas americanos de renomadas instituições como as universidades de Stanford e Harvard, e da Academia de Nutrição e Dietética. Este tipo de ranking é realizado há mais de 30 anos.

Considerada pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial da humanidade, este padrão alimentar tem por base pão ou massa feitos com grãos integrais, legumes, folhas, castanhas, nozes e azeite.

Em menor quantidade, o cardápio preconiza a ingestão de queijo ou iogurte e peixes como salmão, sardinha e atum — recomendados pelo menos 2 vezes por semana. Apenas depois é que se indica o consumo de frango, ovos, doces e carne vermelha. A utilização de ervas aromáticas em vez do sal é estimulada para temperar os alimentos, e a água é a bebida de eleição ao longo do dia. Já o consumo baixo a moderado de vinho, apenas nas refeições principais e em convívio à mesa, também é destaque. Apenas uma regra não deve ser desrespeitada: não usar processados ou industrializados.

Para facilitar a sua vida e ampliar as suas ideias para comer saudável, a endocrinologista Dra. Roberta Penhalbel Pinheiro disponibiliza abaixo uma lista de compras e uma foto de um prato saudável em PDF. É só abrir, baixar e salvar!

📄 Lista de Compras

🍽️ Sugestão de prato saudável

Referências

JAMA Intern Med. Doi: 10.1001/jamainternmed.2022.6117

Laboratório de Nutrição FMUL. Ciência: o ingrediente de todas as “Dietas”. Lisboa, 2021.

www.cnn.com/2023/01/09/health/liver-longer-diet-wellness/index.html

Artigo escrito pela médica endocrinologista da Clínica Humanitare,

Dra. Roberta Penhalbel Pinheiro (CRM 126383 / RQE 53788)

Artigos Relacionados

Clínica Médica em Bauru | Humanitare
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.