Tireoidite de Hashimoto

19 de abril de 2024

No 2º semestre de 2023, a atriz Cléo Pires revelou ser portadora da Tireoidite de Hashimoto. Anteriormente, a multiartista Claudia Raia e a modelo norte-americana Gigi Hadid também já tinham exposto que possuem o distúrbio.

Esse tipo de notícia sempre gera repercussão e preocupação geral. Então, imagino que você também possa estar preocupado.

Afinal, o que é a Doença de Hashimoto?

Ela nada mais é do que uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo da pessoa ataca a tireoide como se fosse um corpo estranho.

Nosso sistema de defesa, que deveria nos proteger, produz anticorpos que atacam a própria glândula. E isso pode afetar seu funcionamento, gerando o hipotireoidismo, que é quando a tireoide funciona menos do que deveria.

A Tireoidite de Hashimoto é geneticamente herdada e outros membros da família também podem apresentar a doença.

Essa destruição da tireoide pode levar anos e só vai se manifestar quando grande parte da glândula tiver sido destruída.

Tratamento e acompanhamento

O tratamento não é propriamente da tireoidite de Hashimoto, mas dos efeitos que ela causa no paciente — que são consequência da diminuição dos hormônios produzidos pela glândula.

O distúrbio pode ser detectado por acaso em exames de rotina ou na investigação de sintomas como fadiga, sonolência, exaustão física, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, falhas de memória, menstruação irregular e intestino preso.

Apenas nos casos em que a tireoide já não está funcionando corretamente se inicia o tratamento, que atualmente é feito com a Levotiroxina — um hormônio idêntico ao que a tireoide deveria produzir, mas não está produzindo na quantidade adequada.

Lembre-se sempre: faça o acompanhamento da saúde da sua tireoide com um médico endocrinologista.

Sobre a autora

Artigo escrito pela médica endocrinologista da Clínica Humanitare,

Dra. Roberta R. Penhalbel Pinheiro
(CRM 126383 / RQE 53788).

Dra. Roberta R. Penhalbel Pinheiro - Endocrinologista Humanitare

Artigos Relacionados

Clínica Médica em Bauru | Humanitare
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.