O que a Semaglutida pode te oferecer além da perda de peso

5 de dezembro de 2023

Semaglutida 2,4mg (Weg0vy) reduz risco cardiovascular em 20%

A Semaglutida na dose de 2,4mg (Weg0vy) mostrou reduzir o risco cardiovascular em 20% em pessoas com doenças cardiovasculares e obesidade!

Foi isso que o estudo SELECT, com mais de 17 mil pacientes, demonstrou — e a descoberta foi muito comemorada pelos endocrinologistas. É a primeira vez que um estudo comprova a redução de eventos cardiovasculares graves no tratamento da obesidade.

Ainda não entendeu? Nas próximas linhas, vou descomplicar o assunto para você!

Não quero que você tenha dúvida do tamanho do benefício que esse tratamento pode te oferecer no combate à obesidade. Vamos lá?

Doenças cardiovasculares e obesidade

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo — e no Brasil não é diferente.

O termo “doenças cardiovasculares” é utilizado, na maioria das vezes, para condições que envolvem a formação de placas de gordura (aterosclerose) nas paredes das artérias.

À medida que essas placas crescem, elas dificultam a passagem do sangue. Isso pode ocorrer em qualquer artéria do corpo, mas as mais acometidas são:

  • Coronárias – levam sangue ao músculo cardíaco.
  • Carótidas – transportam sangue ao cérebro.
  • Aorta – distribui sangue para os demais órgãos.

Quando uma dessas artérias é obstruída totalmente, pode ocorrer um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC).

A formação da aterosclerose depende de vários fatores, sendo os principais: idade, fumo, hipertensão, diabetes, colesterol elevado, alimentação inadequada, estresse, obesidade e sedentarismo.

O risco de doença cardiovascular ao longo da vida em pessoas com obesidade, mesmo sem diabetes, é de cerca de 1 em 2 mulheres e 2 em 3 homens. É um risco considerável!

O estudo SELECT

O estudo SELECT acompanhou mais de 17 mil pacientes com obesidade e histórico de eventos cardiovasculares — infarto, AVC ou doença arterial periférica — durante 40 meses (mais de três anos).

Os resultados mostraram que o uso da Semaglutida 2,4mg não apenas promove perda de peso, mas também reduz significativamente a chance de novos eventos cardiovasculares graves.

A terapia foi segura, sem aumento significativo de eventos adversos graves, embora os sintomas gastrointestinais tenham sido mais comuns.

Aprovada pela Anvisa

A Semaglutida 2,4mg (Weg0vy) já foi aprovada pela Anvisa, mas ainda não está disponível para comercialização no Brasil.

Quando o tratamento é indicado?

Se você é portador de obesidade e quer saber se possui indicação para o uso da medicação, procure um endocrinologista. Esse profissional é quem vai te conduzir, com cuidado e segurança, nessa jornada que vai muito além do peso — significa melhorar a saúde como um todo!

Fontes

Sobre a autora

Artigo escrito pela médica endocrinologista da Clínica Humanitare,

Dra. Roberta R. Penhalbel Pinheiro
(CRM 126383 / RQE 53788), após compilação e leitura de diversas fontes de confiança.

Dra. Roberta R. Penhalbel Pinheiro - Endocrinologista Humanitare

Artigos Relacionados

tireoidite hashimoto.jpg

Tireoidite de Hashimoto

No 2º semestre de 2023, a atriz Cléo Pires revelou ser portadora da Tireoidite de Hashimoto. Anteriormente, a multiartista Claudia Raia e a modelo norte-americana

Leia mais →
Clínica Médica em Bauru | Humanitare
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.