Dor de ouvido no verão é diferente da que costuma afetar as crianças no inverno
Com o fim do inverno, pensamos que as famosas “otites” não irão mais acometer adultos e crianças até o próximo inverno. Na verdade, muitas pessoas reclamam, sim, de dor de ouvido no calor, mas ela é diferente da inflamação que costuma acontecer no inverno.
Trata-se da otite externa, na maior parte das vezes causada pela água. O líquido fica na cavidade do canal do ouvido e abre caminho para infecções. Já a otite média, mais comum no frio, afeta geralmente estruturas atrás da membrana do tímpano.
Isso acontece com maior frequência nas crianças de 3 anos em diante, que, nessa época de calor, passam o dia inteiro dentro da piscina ou do mar. O quadro clínico chama a atenção pela intensidade da dor, muitas vezes sem febre.
Na hora de vestir ou tirar a camiseta e passar a gola pela altura das orelhas, por exemplo, a criança vai reclamar. Isso acontece porque a pele do conduto auditivo é muito sensível e tem ligação com a cartilagem — então, qualquer toque ou movimento intensifica a dor.
Analgésicos e anti-inflamatórios ajudam no quadro inicial, mas a procura ao médico especialista deve acontecer imediatamente, pois pode haver necessidade de outras medicações (como antibiótico tópico ou via oral).





