Anvisa aprova medicamento para tratamento do sobrepeso e obesidade

4 de janeiro de 2023

O ano de 2023 começa com novidades na área de tratamentos voltados ao sobrepeso e obesidade. A Anvisa aprovou no dia 2 de janeiro um medicamento voltado ao controle dessas condições, com administração semanal de injeções com a substância.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Dr. Paulo Miranda, a notícia é importante para a especialidade e para os endocrinologistas. “O trabalho do especialista é fundamental neste momento para a condução adequada do tratamento, que conta agora com mais uma ferramenta extra”, comenta, segundo matéria publicada no site da SBEM.

Ainda segundo o posicionamento da SBEM, a entidade reforça que o tratamento medicamentoso da obesidade é parte deste acompanhamento, que deve incluir alimentação saudável, prática de atividade física, controle emocional, visitas regulares ao endocrinologista e exames quando necessários.

A médica endocrinologista da Clínica Humanitare e associada da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Dra. Roberta Penhalbel Pinheiro, afirma que a medicação vem como uma ferramenta potente para auxiliar no tratamento da obesidade, mas faz um alerta:

“Como toda nova medicação — ou estudos que comprovam a indicação e eficácia de uma substância para outros tratamentos, como é o caso da semaglutida, já prescrita para o tratamento do diabetes tipo 2 — a sua indicação para o tratamento do sobrepeso e obesidade só deve ser feita por um médico especialista. O uso indevido ou indiscriminado pode prejudicar a saúde do paciente.”

A SBEM reforça este alerta em seu site, destacando que qualquer medicamento precisa de acompanhamento médico e só deve ser utilizado sob prescrição. A entidade vê com atenção o uso deste novo medicamento, já que atualmente são cerca de 764 milhões de pessoas no mundo convivendo com a obesidade — e é preciso cuidado com possíveis complicações.

Ainda não há uma data definida para que o medicamento chegue ao mercado. Mesmo com a aprovação pela Anvisa, é necessário aguardar a finalização de processos como a definição de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

Ação da semaglutida

A substância é semelhante ao hormônio GLP-1, produzido naturalmente no intestino, e que envia ao sistema nervoso a sensação de saciedade. Deste modo, sua ação no organismo gera este efeito, auxiliando no emagrecimento.

A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP. Nele, os pacientes que utilizaram a semaglutida uma vez por semana conseguiram uma perda de peso corporal média de 17% em 68 semanas, contra 2,4% do grupo placebo.

Além disso, segundo o ensaio clínico, 1 em cada 3 pacientes perdeu 20% do seu peso corporal e 83,5% dos pacientes alcançaram uma redução de 5% ou mais com a utilização do medicamento, contra 31,1% do grupo placebo.

Artigo escrito pela médica endocrinologista da Clínica Humanitare,

Dra. Roberta Penhalbel Pinheiro

(CRM 126383 / RQE 53788)

Artigos Relacionados

tireoidite hashimoto.jpg

Tireoidite de Hashimoto

No 2º semestre de 2023, a atriz Cléo Pires revelou ser portadora da Tireoidite de Hashimoto. Anteriormente, a multiartista Claudia Raia e a modelo norte-americana

Leia mais →
Clínica Médica em Bauru | Humanitare
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.